quinta-feira, junho 30, 2011


SEMANA: 13
25 de junho a 01 de julho


Ensino de artes visuais e avaliação

Uma forma interessante de pensar sobre a questão da avaliação, tanto em relação à sua finalidade, quanto sobre maneiras de realizá-la, é recorrer ao que temos na memória como vivências pessoais em relação a esta parte importante do processo de aprendizagem.
Pense um pouco sobre as seguintes questões:
- Como era feita a avaliação da disciplina de arte em meu percurso de aprendizagem na escola básica?
- Para que servia a avaliação, no meu entender, como aluno/a?
- O que era avaliado na disciplina de artes visuais?

Avaliação é um tema bastante complexo e muitas vezes polêmico. E quando pensado em relação ao campo específico do ensino de artes, então, pode causar grandes discussões. Ouve-se opiniões muito divergentes e no decorrer da história ela foi tratada e praticada de diversas maneiras. O fato é que ainda é um problema presente no cotidiano do professor/a e dos estudantes.

Novamente recorreremos ao pensamento de Fernando Hernández para nos ajudar a entender e discutir alguns aspectos fundamentais sobre este tema.
O texto que utilizaremos para tanto é o capítulo 7 de seu livro Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho, intitulado A avaliação na educação artística.

De acordo com Hernández a avaliação é um processo crucial que acompanha o processo de aprendizagem. Está imbricada no processo de aprendizagem. Ele trata de alguns aspectos históricos no que diz respeito ao que se espera da avaliação e de suas relações com concepções de arte. E faz muitas considerações importantes sobre as problemáticas envolvidas neste processo, especialmente na educação em arte.
Certamente a leitura deste texto nos levará a uma boa discussão sobre o tema, tratando de finalidade e formas de avaliação, bem como sobre instrumentos e critérios.

Leitura complementar:
Há uma edição do Boletim Arte na Escola que trata da questão da avaliação no ensino de arte. É o número 53. (Acesse aqui).

ATENÇÃO! Este fórum também não terá atribuição de notas. Mas é um assunto importante para discussão e reflexão.

Entre no fórum Avaliação no ensino de arte para discutir suas ideias e questões a partir da leitura do texto.
O texto está com a melhor qualidade possível.


Avaliação_Hernández_cap7 Documento PDF
0

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t