quinta-feira, junho 16, 2011


PLANO DE AULA

SEMANA: 07

14 a 20 de maio


Elaboração de plano de aula

Após termos lido e discutido várias questões relacionadas ao trabalho de planejamento de ações pedagógicas, incluindo princípios e fundamentos que nos orientam na organização de nosso trabalho docente, encaminharemos nesta semana um exercício prático de elaboração de situação de aprendizagem em artes visuais.
Ainda temos alguns pontos a ver e refletir, mas já temos condições de encaminhar esta tarefa e necessidade de tempo para trabalhar nela até o final do semestre.
A situação de aprendizagem será planejada na forma de um plano de aula, a ser executado com uma turma de ensino fundamental ou médio, nível a ser indicado no plano. Cada um/uma deverá escolher um nível de ensino e um espaço para realizar este plano de aula. Se necessitarem, posso enviar outra carta de apresentação e solicitação de espaço para isto em escolas. Podem realizar o plano em uma de suas turmas, mas abrangendo ensino fundamental - séries finais ou ensino médio.

Os elementos do plano de aula podem ser organizados de acordo com o que está proposto nos PCN EF, incluindo objetivos, conteúdos, procedimentos, recursos, avaliação e referências. Atentem para a necessidade de articulação entre os três eixos de aprendizagem: produção, apreciação e contextualização.

Fernando Hernández, em um de seus textos, aponta para a função central da competência de interpretação, tanto em relação à arte quanto a produções da cultura visual em que estamos imersos. Hernández também destaca a importância de se trabalhar em qualquer projeto de aprendizagem, com uma ideia ou tema central, que pode ser um conceito, um princípio ou uma pergunta que irá direcionar todo o processo. A escolha deste tema central deve estar contextualizada nas vivências e necessidades dos estudantes, podendo, inclusive, ser escolhido por eles. É importante que este tema esteja vinculado ao interesse dos aprendizes.

E que tal trabalhar com alguma produção artística contemporânea? De acordo com o pensamento de alguns autores por nós discutidos faria mais sentido para nossos alunos abordar nossos assuntos de estudo a partir de alguma produção contemporânea. Afinal, a arte contemporânea se relaciona com o cotidiano, com questões de nosso presente e também com toda a história da arte e produções culturais diversas. Já realizamos um exercício de proposição de situação de aprendizagem a partir de alguma proposta artística contemporânea. Podem retomar esta primeira elaboração, sobre a qual já refletiram, para a realização desta ação.

Uma questão importante nesta elaboração de plano de aula é sua contextualização dentro de um projeto de estudo e aprendizagem mais abrangente. Não faz sentido pensar em uma aula solta, desvinculada de um desenvolvimento e desdobramentos em torno de um tema central. Pensem que esta aula será uma parte de um processo, podendo ser seu início ou estar no decurso de seu desenvolvimento. A visão deste todo também deve ser dada na apresentação do plano de aula.

Apesar de haver alguns elementos necessários e que sempre estarão presentes em um plano de aula (como objetivos, conteúdos e procedimentos), cada professor/a vai construindo sua maneira própria de organizar seu trabalho. O planejamento tem uma autoria pessoal. Por isso não trabalharemos a partir de um modelo prévio de plano de aula. Cada um/a irá elaborar seu plano de acordo com suas próprias concepções de organização do trabalho pedagógico, sempre em construção.

Algumas perguntas que podem orientar esta elaboração:

O que os alunos gostariam de aprender?
O que já sabem sobre isto?
O que é interessante que eles aprendam além do que sabem?
Para quê vai servir esta aprendizagem?
De que forma aprenderiam melhor?
Que recursos podem auxiliar neste processo?
Como esta aprendizagem se encaixa num processo de construção de conhecimentos mais abrangente? Com que outros conhecimentos esta aprendizagem pode ser conectada?
De que forma se poderá avaliar se ocorreu ou não a aprendizagem?

Os planos de aula poderão ser postados no fórum deste tópico para discussão e apreciação dos colegas. Este fórum também servirá para pedidos de sugestões e esclarecimento de dúvidas.
A apresentação final do plano, com um relato de como foi sua execução está prevista para a semana 14, mais ao final do semestre, de 02 a 08 de julho.

Atenção: quem for fazer a viagem à Minas Gerais pode se adiantar e postar na semana anterior. Abrirei o tópico antecipadamente.
O mesmo vale para o Portfólio, que será a entrega da última semana. Abrirei o tópico antecipadamente e deixarei aberto por mais uma semana, posteriormente.

Texto de apoio para elaboração do plano de aula:
Currículo de artes visuais: relações entre objetivos, conteúdos, orientação didática e avaliação, de Rosa Iavelberg.

Acessem o fórum para solicitação de auxílio e sugestões!


IAVELBERG Documento PDF Carta de apresentação para plano de aula Documento PDF Sugestões e dúvidas sobre plano de aula Fórum
1

1 comentários:

ANA ISABEL TUDELA LIMA GONÇALVE disse...

Olá Rosângela,
Sou professora de Didática das Artes na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (uma matéria integrada num curso de formação de professores) e gostaria muito de aceder ao textos de Rosa Iavelberg que refere. Muito obrigada desde já. Um abraço de Portugal

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t