quinta-feira, junho 16, 2011


PCN PARA ENSINO MÉDIO

SEMANA: 10
04 a 10 de junho


PCN para o Ensino Médio - Desenvolvendo competências e habilidades

Os PCN para o Ensino Médio foram publicados em 2000, bem depois dos PCN para o Ensino Fundamental. A disciplina de artes está contida na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Parte II (Acesse aqui), junto com as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Educação Física e Informática.

Abordaremos mais detidamente, neste momento, a parte introdutória, geral para a área das linguagens (pág. 5 a 15 - O sentido do aprendizado na área) e a parte específica para o ensino de arte (pág. 46 a 57 - Conhecimentos de arte).

Nosso estudo será orientado por um roteiro de questões que serão discutidas no fórum da semana.

Roteiro para discussão sobre os PCN EM - Linguagens e Arte:
1. Os PCN para o Ensino Médio são estruturados de que maneira? Há alguma diferença de estrutura em relação aos PCN para o Ensino Fundamental? O que mudou?
2. Os PCN EM contemplam o contexto da contemporaneidade? De que forma?
3. Tente definir o conceito de competência no processo de ensino-aprendizagem.
4. Qual a relação entre competências, objetivos e conteúdos?
5. É possível relacionar os três eixos de competências gerais para a área das linguagens com as competências básicas de artes visuais? De que forma?

Discutindo estas questões estaremos elaborando recursos que nos auxiliarão em nosso planejamento e organização curricular em artes visuais.

Para auxiliar no estudo e reflexão sobre os conceitos de competências e habilidades recomendo a leitura dos textos introdutórios dos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul, cujo conjunto de publicações recebe o título de Lições do Rio Grande (Acesse aqui). Os textos podem ser acessados no volume II dos Referenciais Curriculares, que aborda as disciplinas Arte e Educação Física. O Volume II está disponível para download na página de acesso ao Lições do Rio Grande, no link acima.

Acesse o fórum PCN Ensino Médio - Linguagens e Arte para discussão.

ATENÇÃO: não é necessário responder todas as questões do roteiro no fórum. Elas servem para ajudar a refletir. Traga para o fórum uma questão julgada interessante e que fez pensar mais!


PCN Ensino Médio - Linguagens e Arte Fórum
0

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t