quinta-feira, junho 16, 2011


FORMAS DE PENSAR O ENSINO DE ARTES VISUAIS

SEMANA : 08
21 a 27 de maio


Formas de pensar o ensino de artes visuais na contemporaneidade: proposta triangular, cultura visual e projetos de trabalho

Após estudarmos e discutirmos um pouco da história do ensino de artes no Brasil iremos aprofundar mais o enfoque sobre as últimas tendências no campo da pesquisa e da prática de ensino em artes visuais. Neste estudo também temos em vista a questão do planejamento e da organização curricular. Tentaremos perceber, em cada uma destas propostas, que questões são importantes para a seleção e organização dos conteúdos, para o estabelecimento de objetivos a serem alcançados e quanto à metodologia de trabalho nas ações pedagógicas.

Nesta abordagem nossa sistemática de trabalho também será o estudo em grupos. Os grupos podem ser os mesmos do trabalho anterior, sendo que cada grupo estudará uma das três propostas abaixo listadas. Para isto deverão novamente fazer inscrição, desta vez em um dos três temas de estudo. Não poderá haver mais de 7 grupos de 4 ou 5 pessoas em cada um dos temas.

As três propostas e seus autores referenciais são:
1. Proposta Triangular - Ana Mae Barbosa
2. Cultura Visual - Fernando Hernández
3. Pedagogia de Projetos em Artes Visuais - Fernando Hernández e Mirian Celeste Martins

Além dos autores referenciais existem vários outros pesquisadores e estudiosos, cujos trabalhos podemos encontrar na web ou na bibliografia indicada no plano de ensino.

Questões para orientar a pesquisa, apresentação e discussão:
- Fundamentos da proposta;
- Aspectos metodológicos;
- Importância deste enfoque para o ensino de artes visuais no contexto atual.

Cada pequeno grupo irá elaborar um material para apresentação em arquivo de sua escolha para ser postado no fórum de entrega desta tarefa, no início da semana 9. Este tema de estudos será desenvolvido durante as semanas 8 e 9, sendo que na semana 9 os trabalhos serão discutidos após serem apreciados por todos.

Façam a inscrição dos grupos no fórum abaixo!


Inscrições dos grupos para trabalho sobre propostas de educação em artes na atualidade Fórum
0

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t