segunda-feira, agosto 24, 2009


Poesia

Nós, povos indígenas do mundo,
unidos numa grande assembléia de homens sábios,
declaramos a todas as nações:
quando a terra-mãe era nosso alimento,
quando a noite escura formava nosso teto,
quando o céu e a lua eram nossos pais,
quando todos éramos irmãos e irmãs,
quando nossos caciques e anciãos eram grandes líderes,
quando a justiça dirigia a lei e sua execução,
aí outras civilizações chegaram!

Com fome de sangue, de ouro, de terra e de todas as sua riquezas,
trazendo numa das mãos a cruz e na outra a espada
sem conhecer ou querer aprender os costumes de nossos povos,
nos classificaram abaixo dos animais, roubaram nossas terras
e nos levaram para longe delas,
Transformando em escravos os
"filhos do Sol".

Entretanto, não puderam nos eliminar!
Nem nos fazer esquecer o que somos,
porque somos a cultura da terra e do céu,
somos de uma ascendência milenar e somos milhões.
Mesmo que nosso universo inteiro seja destruído,

NÓS VIVEREMOS
por mais tempo que o império da morte!

Port Albemi, 1975, Conselho Mundial dos Povos Indígenas.
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terça-feira, agosto 11, 2009




Solveig tem 10 anos é já é veterana na arte do Graffiti na Inglaterra. Ela é considerada a versão feminina e infantil de Banksy! hahaha.

A garotinha é muito elogiada pelos grafiteiros. Ela costuma a usar as letras SOL em suas obras. Por que são as três primeiras letras do seu nome.

Vale a pena visitar para conhecer o trabalho, é muito lindo!

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segunda-feira, agosto 03, 2009


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Filosofia x Educação


Filosofia e a Educação

A filosofia na educação tem um grande papel, que é levar o professor a questionar até onde sua formação, a pedagogia trabalhada em sala de aula, esta adequada ao desenvolvimento, crescimento intelectual do aluno, podendo questionar- se.
Acredito que a filosofia tem sido de grande importância, para que o professor busque seu aperfeiçoamento, com isso nossos alunos só têm a ganhar, pois professores mais preparados para enfrentar o dia a dia.
A educação tem a necessidade de ter o apoio de todos, através da filosofia os professores tem a sensibilidade de ver onde podemos mudar buscar mais conhecimentos, que só vem contribuir com o crescimento profissional e o melhor é que nossos jovens ganham.
É necessário que o professor, os pais, comunidade escolar e toda sociedade acorde, que os tempos são outro, se quisermos jovens bem informados, precisamos urgente de mudanças.
No texto uma frase me chamou atenção “Uma sociedade é formada de uma multiplicidade de experiências e conhecimentos, nela todos exercem um papel educador e todos estão em processo de se educarem. Concebe-se, portanto, educação como processo permanente de desenvolvimento social”.(Libâneo)
Portanto não há limitada é necessário continuar a buscar, a refletir sempre, a educação vai sempre evoluindo. Precisamos estar sempre atualizados.
Ao ler este trecho, fiquei assustada em pensar que essa era a realidade da educação “educação vale citar um episódio real contado por uma pessoa que contava sobre o dia em que voltou da escola, ainda muito pequena, e o pai lhe pergunta se ela já aprendera a escrever seu próprio nome; contente, quis agradar ao pai mostrando sua nova habilidade; para sua surpresa o pai diz a ela que não precisa mais ir à escola, pois menina só precisa saber escrever o próprio nome para cuidar da casa e dos filhos quando casar. Se essa mentalidade foi comum num momento de nossa história, hoje em dia está fadada a extinguir-se (aliás, já deveria estar extinta há muito tempo).”
Podemos dizer que hoje a educação é precária, mas temos profissionais que tem a consciência de que podemos transformar a sociedade.







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sábado, agosto 01, 2009


>Trabalhos realizados pelos alunos – II

http://ensinartes.com.sapo.pt/docs/porta_folio_educacao_2_2008_compact.pdf


Realização de esculturas em
materiais diferentes, como:
-madeira;
-poliestireno de alta
densidade.
-sabão.
-arame.
-polipropileno.
-alumínio.
-chapa de aço.
Aluno a trabalhar uma placa
de poliestireno expandido
numa mesa de corte (à
direita).
Esculturas em sabão (à
direita) e poliestireno de alta
densidade (à esquerda).
Esculturas em sabão
Planificação, construção e
decoração de cubos de cartão


Porta‐fólio do trabalho realizado.

Pessoal gostaria que tivessem a oportunidade de conhecer, esse trabalho lindooooooooooo!!!!!
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Espaço do Aluno

http://www.eb23andresoares.eu/index.php?n=clubes&cod=109&subCat=107
Oficina de Artes Visuais
Projecto para o ano lectivo 2008/09

Um ótimo exemplo de projeto, para desenver com os alunos.
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Professor: ESTER TEIXEIRA OKITA

Informações da Experiência Educativa:
Relato: O presente projeto é resultado de um trabalho interdisciplinar que partiu do plano de intervenção pedagógica do projeto PDE desenvolvido no Colégio Estadual Prof. Júlio Teodorico em Ponta Grossa, PR, que teve como público alvo os alunos dos 1ºs , 2ºs e 3ºs anos do Ensino Médio. A interdisciplinaridade ocorreu entre as disciplinas de artes, história e língua portuguesa. Tendo como trabalho intitulado: “Uma vivência da cultura africana e afro-brasileira na escola”, o Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE proporcionou aos professores por eles selecionados da Rede Estadual de Ensino do Paraná, uma análise reflexiva de suas práticas pedagógicas, bem como, uma oportunidade de produzir propostas de trabalho e material didático com temas educacionais relevantes no cotidiano escolar. O tema gerador foi a partir da importância de se trabalhar a Lei 10.639/2003, a qual tornou obrigatório o ensino da cultura africana e afro-brasileira na Rede de Ensino Brasileiro. A diversidade cultural deve permear as discussões na área educacional e na composição das diretrizes curriculares das diferentes disciplinas principalmente no que diz respeito à cultura negra e a sua contribuição para a formação da cultura brasileira. Nessa perspectiva, a educação é considerada um veículo privilegiado no processo da inclusão social. A educação é essencial ao processo de transformação da sociedade cabendo à escola estimular a construção de valores, hábitos e comportamentos que contribuam de forma democrática e comprometida para a formação integral do ser humano. Ter direito e acesso a uma educação de qualidade é condição básica para usufruir de bens e serviços coletivamente construídos e disponíveis na sociedade. Historicamente, os movimentos sociais, que estão ligados a população afro descendente, têm-se empenhado pelo direito à educação com vistas à transformação da realidade social do país. Nesta ótica desenvolveu-se um trabalho de educação positiva através da disciplina de Artes, aliada a História e Língua Portuguesa, tendo relevância o ensino da arte neste contexto. A Arte oportunizou aos alunos trabalharem as linguagens: artísticas visuais, teatro, música e dança. O trabalho proporcionou grande desenvolvimento cultural, houve uma integração expressiva entre os alunos, inclusive resgatando a autoestima e o prazer de vir para a aula. Acredito que, a diversidade de trabalhos que foram realizados em etapas e por todas as séries do ensino médio, teve como resultado o envolvimento com comprometimento nos trabalhos artísticos e levaram aos alunos a uma reflexão sobre a união dos povos, sem distinção. Foram confeccionadas máscaras de três estilos: argila, gase engessada, e jornal (Papel Machê). A cada etapa da confecção de uma máscara era passada por séries: exemplo o 2º ano confeccionou os aramados das máscaras, o 1º ano recortou o jornal e colaram os pedaços, já o 3º ano pintou as máscaras e, depois retornava novamente para acabamentos finais. Portanto o trabalho foi coletivo, assim também ocorreu com a produção das bijuterias feitas com macarrão, pintados a guache e montados com fio de nylon e com os instrumentos musicais de percussão, os tambores foram feitos com sucatas de massa para texturização, os quais foram pintados com motivação da África e suas tampas para desenhar e pintar com tinta acrílica e verniz a base de água, fazendo uma releitura de um artista africano. Na apresentação teatral do Boi Bumbá peça da “Catirina e do pai Chico o boi foi decorado com flores de feltro e lantejoulas, encenando o folclore nordestino. Foi realizado uma performance no Tributo à Clara Nunes com a música Iansã cadê Ogum, na música os instrumentos musicais foram confeccionados nas aulas de arte deram ritmo a apresentação da aluna que se caracterizou e da aluna que personificou Iansã explorando a dança dos orixás. Foi um momento muito significativo na prática pedagógica, constatando que a arte tem um poder transformador. Devido à qualidade dos trabalhos realizados pelos alunos a produção artística culminou com uma feira cultural com programação de dois dias, realizados nos dias 03 e 04 de novembro de 2008, tendo a seguinte programação: dia 03 palestra e debate com membro do Movimento Instituto Sorriso Negro dos Campos Gerais, com a temática “Ser negro nos dias atuais e suas implicações” proferida por José Luis Teixeira. Os alunos em seguida dirigiram-se as salas de aula para assistirem nas TVs- Pendrive aos filmes: O jardineiro fiel, Amistad, Diamantes de Sangue e Hotel Ruanda. No dia 04 de novembro o evento intitulado “Uma vivência da cultura afro – brasileira na escola” deu seu prosseguimento em grande estilo, com abertura da exposição dos trabalhos dos alunos sob a minha coordenação. Na sequência ocorreram diversas apresentações culturais realizadas pelos alunos. Nesse X º Prêmio Arte Cidadã optamos em relatar a nossa ação pedagógica nas Artes Visuais, até porque o impacto visual tornou o momento mágico pela sua estética chamando atenção do público presente. Misto de criatividade de orgulho, de brasileiridade e interatividade pairava no coração e mente de nossos alunos a cada apresentação realizada por eles orgulhosos de estarem vivenciando um momento diferente na escola e representando um pouco da nossa história brasileira, que tem um é “pezinho na África...” Assim, o projeto interdisciplinar “Uma vivência da cultura afro - brasileira Na escola” foi de grande aprendizado cultural tanto para os alunos que se engajaram com a proposta, quanto aos professores de diversos seguimentos, mas que objetivaram em comum o “aprender a aprender”. A educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo” (Nelson Mandela). “Ninguém pode conhecer a cultura de um agrupamento humano ou de um país sem conhecer sua história e sua Arte. É, portanto, em primeira instância, uma razão cultural que nos leva a estudar a Arte. Arte é o coração do corpo-cultural” (Ana Mae Barbosa).

http://www.artenaescola.org.br/premio/professor_visualizar_dados_projetos.php?id_prof=270
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ALUNOS CEGOS E ARTES VISUAIS: INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Carolina dos Santos Maiola – FURB
Fabiana Maciel Jacobus Boos - FURB
Tatiana dos Santos da Silveira – FURB
Resumo: A pesquisa apresentada, desenvolvida com educandos cegos e professores de
artes de escolas públicas municipais de Blumenau, buscou refletir sobre como se dão os
sentidos e as ações de inclusão de alunos cegos e professores nas aulas de artes visuais.
A pesquisa, de cunho qualitativo, teve como instrumento de coleta de dados, a entrevista
semi-estruturada e, como aporte teórico, as obras de Mittler (2003), Stainback e Stainback
(1999), Puccetti (2005) e Ballestero-Alvarez (2003). A análise os resultados permitiram
visualizar que as relações inclusivas entre os alunos se deram a partir da convivência com
as diferenças, e que para trabalhar as artes visuais com educandos cegos, é fundamental
que ocorram mudanças, principalmente aquelas que dizem respeito à construção humana
sensível das pessoas.

Palavras-chave: Inclusão, Artes visuais, Deficiência Visual.

http://www.anpap.org.br/2008/artigos/090.pdf
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Casa da Cuitura e Cidadânia.

http://www.casadeculturaecidadania.com.br/lins/noticias_1108.htm
Maravilhoso os trabalhos realizados!!!
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Trabalhos realizados pelos alunos do 9° ano.

http://artesvisuais9240.blogspot.com/2009/02/trabalhos-realizados-pelos-os-alunos-do.html

Vale a pena Espiar!!!!!!
Londooooooooooooooooooooo!
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TRABALHOS REALIZSDOS PELOS ALUNOS.

http://www.talentosdamaturidade.com.br/galeria/index/cat/arte/page/3
Muito Legal!!!
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The Chestnut Tree

http://www.youtube.com/watch?v=VsS4Tk-lrxo&eurl=http%3A%2F%2Farteeimagens%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded

Asssista é muito interessante!
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